Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?
As 10 melhores TVs de 50 polegadas em 2023
Escolher uma TV de 50 polegadas não é uma tarefa fácil, uma vez que há diversos modelos no mercado, e pontos como alta qualidade de imagem e som já são o mínimo esperado pelos consumidores. Se você está um pouco perdido em meio aos vários modelos do mercado, não se preocupe, nós elaboramos uma lista com algumas das melhores opções para comprar no Brasil em 2023.
Na lista você encontrará TVs de 50 polegadas de várias marcas e com diversos benefícios, tais como: conectividade, inteligência artificial, comando de voz, alta qualidade de som, imagem e resolução em 4K! Nós montamos a lista em ordem crescente de preço, assim você pode avaliar qual a TV está dentro do seu orçamento.
Qual é a melhor TV de 50 polegadas de 2023?
Lançada em 2020, a Samsung Q60T é a melhor TV de 50 polegadas que temos nesta lista. Entre as principais características do modelo estão a tela de pontos quânticos, o processador Quantum 4k, a assistência pessoal e o design moderno. Com esses atributos, essa TV promete qualidade de imagem e praticidade aos usuários.
Qual é a melhor TV de 50 polegadas custo-benefício?
A melhor TV de 50 polegadas custo-benefício é outra opção da Samsung, dessa vez a TU8000. Ela traz resolução 4K e tem a tela mais fina da categoria, conforme afirma a própria fabricante. Sua tela com tecnologia "Crystal" garante alta qualidade de imagem, com mais detalhes e cores ainda mais vívidas. Você ainda pode controlar a TV da Samsung por voz usando a Alexa ou a Bixby pelo controle.
Veja mais detalhes sobre os dois modelos de TV de 50 polegadas citados acima e outras opções logo abaixo.
A Smart TV mais vendida de em 2021 no Brasil
A Smart TV Samsung Crystal 4K UN50TU8000 50″ É o aparelho de televisão mais vendido no ano de 2021. Será que ela compensa também para você?
Vale a pena também você ler a matéria recente que publiquei sobre Smart TVs de 32 polegadas 4K.
Leia: TV 32 polegadas 4K existe? E quais as melhores opções para comprar?
A medida que o tempo passa as pessoas desejam comprar televisores com tela cada vez maior. Eu, que já tenho uma certa idade, ainda me lembro como era uma felicidade quando a família de baixa renda, como a minha, conseguia comprar uma televisão de tubo de 14 polegadas com tela de tecnologia preto e branco. Atualmente, para as famílias com baixa renda, a tv de 32 polegadas ocupa esses espaço que no tempos remotos da televisão era da tv de 14 polegadas. A diferença entre lá e cá é que atualmente as famílias tem por hábito se endividar para comprar uma tv de tela maior, que é um dos principais sonhos de consumo dos brasileiros.
Hoje, em setembro de 2021, a tv que bem cumpre o papel de ser essa tela maior com preço justo, para os brasileiros, É exatamente a TV Samsung Crystal 4K UN50TU8000 50″. Notmm que eu disse preço justo e não o menor preço em Smart Tv no mercado.
Análise da Smart TV Samsung TU8000
É importante que você saiba que apesar do grande código indicativo desta Smart Tv Samsung de 50 polegadas, UN50TU8000, a linha/modelo específico desta Smart TV e suas irmãs de tamanho de tela diferetnes É TU8000.
A Samsung TU8000 É um modelo de baixo custo e que faz parte da linha de produção de 2020 de televisores da Samsung. A Samsung tambÉm fabricou a mesma televisão com o código TU8200 para ser vendida especificamente pela rede de hipermercados Walmart.
Atualmente, quando falamos de tecnologia de tela de televisores 4K, É preciso destacar contraste e gama de cores que a TV consegue exibir, pois isto dita a capacidade da tela da televisão em lidar com a tecnologia HDR, tecnologia esta que mostra mais detalhes em cenas que tem grande diferença entre áreas iluminadas e áreas escurecidas ou de sombra, característica esta que é bastante deficiente em televisões de tecnologia anterior.
No caso da TU8000 ela não tem uma tecnologia específica para amostragem de preto (escurecimento local), mas ela consegue mostrar pretos profundos se você optar por assistir a conteÁºdos mais escurecidos, adequando o ambiente onde está a sua Smart TV TU8000, ou seja, assistindo em uma sala tambÉm escurecida. No caso de usar a ambiência citada a Smart TV 4K TU8000 consegue mostrar a sua boa taxa de constraste com a qual exibe, tambÉm, uma notíel uniformidade de preto.
A Samsung TU8000 é compatível com a tecnologia de tela HDR10+, mas, novamente, ela não vai mostrar todo o explendor de imagem dessa tecnologia por conta das limitações de tela citadas acima. Lembre-se, essa é uma TV da linha de entrada (baixo custo) da Samsung e ela é bem honesta com a sua proposta e qualidade de imagem entregues ao consumidor.
Outras limitações de tela que a TU8000 terá em relação aos modelos de gama mais alta (e portanto mais caras) da Samsung é a limitação de cores, o que também limita um pouco a experiência HDR nesta TV, principalmente em comparação com o brilho entregues por TVs topo de linha; mas calma, esta TV tem sim uma qualidade tão boa e até superior a modelos de outras marcas com preços similares a ela.
O ângulo de visão da Smart TV Samsung 4K TU8000 favorece a quem irá assistir a TV estando de frente para a tela. Por conta da sua tecnologia de tela a imagem parece um pouco desbotada quando vista de lado. Mas novamente, nada que televisores de faixa de preço similares, de outros fabricantes, também não apresentem.
Um fator de destaque muito positivo da TU8000 está no tempo de resposta da tela, incrivelmente baixo e que favorece aos jogadores de video game que irão adorar as imagems com movimento preciso mostradas por esta Smart TV. Ela, no entanto, não tem suporte a taxa de atualização variíel, um recurso que é mais comum em aparelhos topo de linha, o que não é o caso desta TV.
No geral a Samsung TU8000 merece destaque no seu nicho de consumo e é sempre bem avaliada por consumidores e até mesmo em bancadas de teste.
Ela é excelente para quem gosta de assistir programas de televisão. A TU8000 também lida muito com ambientes com mais reflexos, mas vale relembrar que a sua qualidade de imagem se destaca mais em ambientes mais escurecidos.
Outro destaque é o excelente upscaling que ela consegue fazer com conteúdo de menor resolução, ponto positivo para quem vai assistir conteúdo vindo de fontes que não são nativamente 4K, ou seja, a maioria do conteúdo da atualidade, principalmente vindos de receptores de tv digital.
Este tamanho de tela especÁfico é encontrado no mercado brasileiro por preços que giram em torno de R$ 3.400.
Você encontra a Smart TV 4K Samsung TU8000 com um preço bem bacana clicando aqui.
No exterior ela foi substituída pelo modelo AU8000 neste ano de 2021.
Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?
Atualmente são quatro os principais sistemas operacionais que destacam-se por equipar as Smart TVs, seja TVs 4K ou TV 32 polegadas, sendo que Samsung e LG possuem seus S.O., Tizen e webOS, respectivamente, enquanto o Android TV do Google equipa os aparelhos da Sony, Philips, Philco e TCL. Além destes, um sistema operacional que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e nas casas brasileiras é o Roku OS, presente nos aparelhos da TCL e também na nova TV Philips com Roku. Mas entre os quatro, qual é o melhor sistema operacional para Smart TV?
Quer receber avisos sempre que aparecer smart TV em promoção? Receber alertas
Neste texto, apresentamos as qualidades e diferenças entre os quatro sistemas de acordo com reviews e comentários de usuários e informações técnicas disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores para que você escolha o que mais combina com as suas características de uso.
Atualizado em abril de 2021.
Confira as melhorespromoções de TV
Android TV
O sistema operacional do Google está presente nas TVs da Sony, Philips, Philco e TCE e tem como uma de suas vantagens a interface mais do que conhecida do Google, além de dispensar a compra de um Chromecast, já que é possível espelhar a tela do smartphone Android na TV. Seu smartphone Android também pode ser usado como controle remoto para navegar pelo sistema da TV.
Quer receber avisos sempre que aparecer TV TCL ? Receber alertas
A navegação no Android TV acontece através de grandes cartões na tela, que são os aplicativos instalados no sistema, e este modelo de seleção ocupa quase todo o monitor. Apesar do conteúdo continuar sendo executado em segundo plano, a cada novo acesso ao menu dos aplicativos, toda a tela volta a ser preenchida por essas cartelas.
Uma das vantagens de ser um sistema operacional do Google é a grande biblioteca de aplicativos, que possui a maioria dos apps disponíveis no Google Play também em versões compatíveis para o sistema operacional da Android TV. As pesquisas de voz cada vez mais comuns realizadas pelo celular por meio do Google Assistente também estão presentes no sistema operacional do Google para TVs.
Porém, o Android TV é um sistema mais parrudo e, por isso, mais difícil de ser encontrado nas TVs com preço acessível, pois exige configurações mais robustas do aparelho. Além de possuir uma interface que, apesar de ser familiar (afinal, é Android), não é muito fluida para navegação nos aparelhos de TV, de acordo com algumas análises.
Tizen
O sistema operacional presente em todas as TVs da Samsung é desenvolvido pela própria marca, porém não é disponibilizado completo em todos os aparelhos, sendo uma versão mais enxuta para alguns modelos de entrada da empresa.
Quer receber avisos sempre que aparecer TV Samsung ? Receber alertas
A versão mais atual e com todas as funcionalidades é o Tizen 5.5, que possibilita controlar outros aparelhos inteligentes da Samsung e de outras empresas, desde que compatíveis, que vão de máquinas de lavar roupas a Home Theaters, transformando a TV em uma central de controle de uma casa conectada.
O sistema operacional da Samsung também conta com um sistema que pode agradar aos gamers, o GameFly, uma assinatura mensal que dá acesso a um catálogo com dezenas de games para serem jogados na própria TV.
A Tizen destaca-se pela usabilidade agradável que possibilita navegar por uma barra translúcida na parte inferior da tela, enquanto o conteúdo que você assiste continua a ser exibido. A desvantagem fica na abrangência da biblioteca de aplicativos que, apesar de possuir os principais serviços, como streaming de vídeo e música, não é tão extensa quanto no Android TV, deixando a desejar aos usuários que possam querer algum aplicativo mais específico.
webOS
A fluidez durante a navegação é certamente a principal vantagem do WebOs para os demais sistemas desta lista. Atualmente na versão 6.0, o webOS permite navegar entre os aplicativos com facilidade, sendo rápido para entrar e sair em cada um deles, além do controle remoto presente em modelos mais novos que simula a utilização de um mouse na tela do sistema operacional apenas movimentando o controle no ar.
Quer receber avisos sempre que aparecer TV LG ? Receber alertas
O webOS costuma rodar sem travamentos ou engasgos, mesmo ao executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como selecionar um conteúdo e configurar o sistema, sem a necessidade de que cada ação ocupe toda a tela por vez.
As atualizações, assim como no sistema operacional da Samsung, também não são tão frequentes, porém a versão do webOS que está na TV pode até não ser a mais atual em aparelhos mais antigos ou mais simples, mas é sempre uma versão completa. Logo, uma TV mais básica ou avançada, se tiver a mesma versão do sistema operacional, contará com os mesmos recursos.
Como ressalva também fica a quantidade não tão grande de aplicativos, mas os principais certamente estão por lá.
Roku OS
O sistema operacional da Roku, uma plataforma de streaming que chegou há pouco tempo no país, tem se tornado cada vez mais comum nos lares brasileiros, devido a sua facilidade de uso e por estar presente em modelos de entrada de marcas como a TCL, e mais recentemente a Philco. Um dos pontos positivos desse sistema é que ele também funciona como uma central de mídia, podendo conectar outros dispositivos, além de contar com uma interface fluída e bastante intuitiva.
Quer receber avisos sempre que aparecer TV Philco ? Receber alertas
Além dos serviços de streaming, o Roku OS também oferece uma plataforma de navegação bastante completa pela qual você consegue encontrar seus filmes e séries favoritos sem dificuldades. Um ponto positivo é que o Roku OS roda diferentes aplicativos e conteúdos de forma nativa.
Nos EUA e Canada, por exemplo, a Roku teve um bom crescimento em 2020. Esse sucesso se deve pela presença do sistema operacional em aparelhos de entrada, que oferecem um bom custo-benefício. Além disso, o Roku OS é sempre muito elogiado pelos usuários por garantir uma interface de fácil utilização, com um catálogo extenso de aplicativos (sendo esse um de seus grandes diferenciais, junto com a usabilidade), mas será que isso faz dele o melhor sistema operacional para Smart TV?
Qual o melhor sistema operacional para Smart TV?
Quer receber avisos sempre que aparecer Smart TV em promoção? Receber alertas
O Android TV, apesar de ser o sistema operacional com mais aplicativos disponíveis e ter a experiência Google por trás, incluindo serviços já disponíveis na TV (como o Google Filmes), não é o sistema operacional que entrega a melhor experiência de navegação e fluidez ao usuário. Fator muito importante, pois navegar apenas usando os direcionais do controle remoto é uma situação comum no uso de Smart TVs. As atualizações com maior frequência, a compatibilidade com o sistema operacional Android e familiaridade com a interface Google ajudam a começar a usar o sistema sem sentir-se perdido no início.
No quesito fluidez, Tizen e webOs apresentam melhor usabilidade, sem a necessidade de interromper o que está sendo exibido em tela para navegar pelo sistema, sendo o webOS ainda mais ágil para entrar e sair pelas aplicações sem engasgos ou a sensação de estar dando voltas. A padronização existente nas TVs da LG também é uma vantagem que diferencia o webOS do Tizen, embora os dois sejam bem próximos.
Já o Roku OS é uma opção bem interessante que tem cada vez mais se popularizado ao redor do mundo. A plataforma fluída e bastante eficiente é ideal para quem procura por uma central de mídia para agregar seus principais conteúdos.
De forma geral, podemos considerar atualmente o WebOS o melhor sistema operacional para Smart TV por apresentar uma navegação mais fluida e intuitiva, sendo seguido de perto pelo Tizen da Samsung e um pouco mais distante pelo Android TV. Mas no caso de usuários que priorizam ter mais opções de aplicativos e imersão no sistema Android ao invés de uma usabilidade mais “refinada”, o sistema operacional do Google torna-se o mais indicado. Para quem procura algo mais básico, mas que ainda seja rápido e tenha uma usabilidade intuitiva e um custo-benefício atraente, o Roku OS é uma opção que tem agradado usuários em todo o mundo.
O Promobit é o lugar para comprar uma nova TV ou encontrar as melhores promoções de informática. E aproveite que com o cupom Americanas sua compra pode ficar ainda mais barata.
Leave A Comment