Quais alto-falantes escolher para melhorar o som do áudio do carro

Como escolher o melhor alto-falante

Tudo o que você precisa saber ao comprar um novo alto-falante. Alto-falantes para computador, alto-falantes wireless, alto-falantes para sala e alto-falantes com bluetooth, todos os tipos de alto-falantes e as características que você deve levar em consideração para não falhar na sua compra.

O objetivo do jbl boombox é reproduzir sons por meio de um transdutor eletroacústico, onde as ondas elétricas são convertidas em energia mecânica, que posteriormente se transformam em ondas de frequência acústica.

Feito isso, o som é gradualmente transmitido pelo ar até que finalmente alcance os ouvidos do receptor. É nessa parte do corpo que essas ondas são captadas, que depois se transformam em impulsos nervosos que chegam ao cérebro, que finalmente interpretam como vozes, som, música ou onomatopeia.

Ahora que ya habéis conocido en términos generales cómo funcionan unos altavoces, vamos a desgranar todas las partes que conforman a estos periféricos para después hablaros de los distintos tipos que podemos encontrar en el mercado, con el objetivo de que podáis hacer una compra de lo más objetiva.

Principais características dos alto-falantes

Primeiro, vamos nos aprofundar nos vários recursos que podem ser encontrados nos alto-falantes em geral. Desta forma, temos certeza que você poderá entender melhor como funcionam:

Resposta de frequência

Esse valor está relacionado à qualidade do som que chega ao ouvido do ser humano. É medido em diferentes níveis de frequência de áudio (de 20 a 20.000 Hz). Nesse sentido, quanto maior for a resposta de frequência, maior será a qualidade do som final. Como esse valor não é completamente plano, a resposta não será a mesma para sons graves e agudos. Por isso, é muito importante que haja a menor diferença de som (em decibéis) para evitar distorções.

Potência

Essa característica está relacionada à quantidade de energia elétrica que os alto-falantes são capazes de suportar. Não tem nada a ver com potência acústica e é sempre medido em watts. Se o alto-falante receber muita “energia”, ele pode ser danificado ou o som pode ficar distorcido. Deve-se notar que existem dois tipos de energia:

• Potência nominal. Esta é a quantidade de potência “máxima” que o alto-falante pode suportar antes que ele se deteriore. Caso contrário, pode sofrer danos permanentes, uma vez que o periférico não consegue dissipar o calor produzido pela corrente elétrica.

• Potência permitida. Isso consiste nos picos de sinal que os alto-falantes podem suportar em curtos períodos de tempo, logo antes do diafragma dentro da bobina se deteriorar.

Impedância

A impedância é um valor medido em ohms e tem a ver com a “oposição” que o som tem ao passar por uma corrente alternada. No caso dos altifalantes, a impedância varia em função da frequência e, portanto, também do modelo do altifalante. De uma forma ou de outra, se você deseja obter a maior transferência de energia entre a fonte de som (o amplificador) e o alto-falante, as impedâncias entre os dois componentes devem ser as mais semelhantes possíveis.

Sensibilidade

A sensibilidade mede nada mais e nada menos do que a relação entre o nível elétrico da entrada do alto-falante e a pressão sonora obtida pelo som produzido. É sempre medido em DB / W a um metro de distância e aplicando uma potência de 1W diretamente no alto-falante.

Desempenho

Aqui, o grau de sensibilidade do alto-falante é medido. É um valor que determina a relação entre a potência acústica irradiada e a potência elétrica de entrada. Se o desempenho do alto-falante for baixo, está entre 1-5%. Em outras palavras, se entrarem 100W, por exemplo, apagam-se 1-5W.

Distorção

O alto-falante pode ser considerado um dos sistemas de áudio que causa mais distorção, pois existem todos os tipos de elementos que a causam, como vibrações parciais ou fluxo de ar. Grande parte da distorção é normalmente encontrada em sons graves.

Imagem de capa meramente ilustrativa: Foto de jovan curayag no Pexels

Como escolher o Alto Falante Ideal para o seu Carro

Olá, hoje venho trazer para vocês dicas de como escolher um bom alto-falante para o seu som. Bem, ai vão elas:

• Não se baseie somente na potência do alto-falante: A potência não tem muito significado, assim como os RMS, pois estes podem ser medidos de diversas maneiras. A potência é dada apenas como base para a escolha de um bom amplificador, e os danos que são causados aos alto-falantes, podem variar de acordo com o tipo de música que é reproduzido.

• Certifique-se de que o alto-falante possui boa frequência: Um bom sistema, precisa ter entre 20 Hz e 20000 Hz, que é a faixa nominal da audição humana, porém isso é bem difícil de se fazer. O modelo de sistema que é utilizado, não tem tanta importância, o que realmente importa é a qualidade do seu som e os seus drives.

• Observe o gabinete do alto-falante, se ele vibrar, tremer ou parecer ter algo solto, ele é de má qualidade. É importante que, principalmente em frequências baixas, para que os drives de grave não sejam prejudicados e estejam sempre firmes, o mesmo é valido para gabinetes de alto-falantes que possuem frequência alta, porém esses precisam ser produzidos em materiais leves para não prejudicar a performance.

Quais alto-falantes escolher para melhorar o som do áudio do carro

Mesmo a melhor unidade principal não fornecerá uma música de som agradável se não conectarmos os alto-falantes apropriados a ela. Há muito poucos conjuntos de série para satisfazer um verdadeiro amante da música.

Hoje, um sintonizador de CD é padrão na maioria dos carros novos, independentemente do segmento. No entanto, sem custo adicional, o motorista geralmente recebe um equipamento básico que funciona com dois a quatro alto-falantes regulares fracos com diâmetro de 16,5 cm. Para ouvir rádio enquanto dirige pela cidade, isso é mais que suficiente. Mas os amantes de som claro e forte ficarão muito desapontados com os efeitos. Existem muitas maneiras de melhorar o som, e o efeito geralmente depende de quanto dinheiro o proprietário do carro decide investir em equipamentos adicionais. Uma melhoria pode ser obtida por apenas algumas centenas de zlotys, mas também existem motoristas que podem apostar até vários milhares no áudio do carro.

Comece com a insonorização

Juntamente com Jerzy Długosz de Rzeszow, co-proprietário da ESSA, Juiz da EASCA Polônia (Avaliação da qualidade do som em um carro), sugerimos como expandir o equipamento com eficiência. Para ele, a modernização do som automotivo deve começar pelo isolamento acústico da porta, que serve de alojamento para os alto-falantes. - Como padrão, temos uma folha instalada na porta, que isola a água dos mecanismos internos. No entanto, não possui propriedades que sejam boas para a qualidade do som. Simplificando, o efeito é como se pudéssemos colocar uma bolsa em vez de uma parede em um alto-falante Hi-Fi doméstico. Não vai jogar bem, - convence Y. Dlugosh.

Clique aqui para o guia de expansão de áudio do carro

É por isso que o profissional inicia a modernização do kit desmontando a porta. Os furos de fábrica são selados com tapetes especiais à prova de som. Eles são montados nos furos de fábrica que o fabricante do carro deixou apenas para que o serviço não tenha problemas para consertar a trava ou o para-brisa. Apenas os orifícios por onde a água flui do interior da porta não se movem.

Veja também: compre um rádio de carro. Guia de Regiomoto

- Somente após este procedimento, a porta funciona como uma caixa de alto-falante, não sai ar, há pressão necessária para produzir um som grave. O isolamento acústico profissional custa cerca de PLN 500. Não recomendo a substituição de materiais profissionais por tapetes betuminosos de um hipermercado de construção, diz Y. Dlugosh.

Esta modificação permite extrair até 2-3 vezes mais graves dos alto-falantes e elimina o crepitar e o tremor dos elementos metálicos montados na câmara da porta.

O concerto está tocando à frente

Com as câmeras preparadas dessa maneira, você pode passar para os alto-falantes. Um grande erro que os jovens cometem é colocar muitos alto-falantes na prateleira de trás. Enquanto isso, o sistema ideal deve refletir a experiência do concerto com a música tocando na frente.

Portanto, sempre que possível, é melhor montar um bom hardware pela frente. - Na classe econômica, na maioria das vezes, escolha conjuntos compostos por quatro alto-falantes. Dois são montados em furos de fábrica e são dispositivos de médio porte. Os outros dois - os chamados tweeters são responsáveis ​​pelos tons altos. A montagem na altura da orelha é ideal, mas isso é difícil devido ao design do veículo. Portanto, eles podem ser colocados ao lado do cockpit, e não será tão ruim, - convence Y. Dlugosh.

Veja também: Modelos populares de navegadores de automóveis. Comparação

Para tirar o máximo proveito de tal conjunto, você precisa instalar adicionalmente um crossover que dividirá os tons altos e deixará os baixos na porta. A parte de trás do carro deve ser reservada para os tons graves mais baixos. - Ao escolher elipses full-range, quebramos o palco sonoro, porque então o vocalista canta de todos os lados do carro, o que não é natural - diz Y. Dlugosh.

Vibração do subwoofer

A melhor maneira de garantir um bom som de graves é instalar um subwoofer. Por que traseiro? Porque há mais espaço, e um bom woofer com um diâmetro de 25-35 cm mais uma caixa onde colocá-lo. Do ponto de vista musical, a localização não importa muito, pois o baixo não tem direção ao ouvir.

Ao fechar os olhos, podemos indicar de onde vêm os tons agudos. No caso do baixo, isso é impossível, sentimos apenas na forma de vibrações. Quando um rufar de tambores é tocado em um show, você sente um golpe no peito. Isso é baixo, - explica Y. Dlugosh.

Para embutir um subwoofer, é melhor usar uma caixa de MDF, que é rígida, o que é importante não só para um bom som. Este material também é mais conveniente do que o aglomerado fraco usado para fazer as caixas mais baratas. O acabamento do gabinete não importa para o som, é apenas uma questão de estética.

Você não pode se mover sem um reforço

No entanto, o woofer precisa de um amplificador para funcionar corretamente. Aqueles que vêm com o jogador são muito fracos. O subwoofer funciona como um pistão, precisa de muita potência para explodir. Jerzy Długosz aponta a diferença entre os dois tipos. - Muitas vezes está escrito na caixa do rádio que tem uma potência de 4 × 45 ou 4 × 50 watts. Esta é apenas a potência de pico instantânea. Na verdade, isso não é mais do que 20-25 W de potência constante e, em seguida, é necessário um amplificador separado para acionar a lâmpada - explica o especialista.

Veja também: Rádio CB no celular - uma visão geral dos aplicativos mais populares

Um dispositivo de boa classe custa pelo menos PLN 500. Por esse dinheiro, obtemos um amplificador de dois canais que acionará apenas o subwoofer. Um PLN 150-200 adicional é mais dois canais que podem ser usados ​​para conectar os alto-falantes frontais, o que também melhorará significativamente a qualidade do som. Especialistas dizem que instalar bons alto-falantes só faz sentido quando os conectamos a um bom amplificador. Combinando-os apenas com o jogador, não vale a pena gastar mais dinheiro, pois não utilizamos nem metade do seu potencial.

- Um conjunto decente de quatro alto-falantes frontais custa PLN 300-500. As cúpulas de tweeter mais caras são feitas de seda. Alto-falantes maiores geralmente são feitos de papel bem impregnado. Enquanto algumas pessoas dizem que é coisa ruim, eu não concordo com essas opiniões. A celulose é resistente e leve, soa bem. Os melhores alto-falantes são feitos de materiais naturais, diz J. Dlugosh.

Leia mais: Luzes diurnas LED. O que comprar, como instalar?

Marcas recomendadas: DLS, Lotus, Morel, Eton e Dimension. Para um bom alto-falante de graves com um diâmetro de 25 cm, você deve pagar pelo menos 350 PLN, um dispositivo de 35 cm custa cerca de outros 150 PLN. Os preços das caixas prontas começam em PLN 100-150, mas geralmente são de aglomerado de baixa qualidade. Cabos de sinal de boa qualidade ainda são necessários para conectar os componentes. O custo de um conjunto de quatro alto-falantes, um amplificador e um subwoofer é de cerca de PLN 150-200.

Leave A Comment