Como encontrar o tamanho de TV perfeito

Guia para comprar uma Smart TV: dicas e recomendações

Comprar uma televisão costuma ser uma tarefa cada vez mais complicada. Com tantas tecnologias, nomes e siglas, é comum acabar com a cabeça cheia de dúvidas. Se você está procurando informações para comprar um novo Smart TV mas você não tem certeza de qual modelo você deve comprar, deixe-nos ajudá-lo com isso guia de compras .

Como saber o tamanho ideal da tela?

Antes de entrar em tecnologias, resolução e todos os tipos de histórias, o principal é determinar o tamanho da televisão que vamos comprar. Basicamente, o tamanho dependerá da distância em que você costuma se sentar na frente da tela.

Com as tecnologias atuais, as telas entre 55 e 65 polegadas são os mais interessantes. Podem ser vistos confortavelmente a uma distância normal e oferecem uma boa relação qualidade/desempenho/preço. Em geral, os engenheiros por trás do design desses produtos recomendam que nos sentemos a uma distância três vezes maior que a altura da TV.

Geralmente, você terá uma experiência muito boa acima de 43 polegadas . Nessa faixa já existem TVs muito boas com resolução 4K a preços bastante acessíveis.

Se você está procurando uma televisão pequena -porque tem problemas de espaço, por exemplo-, deve considerar um fator extra. Se você já possuía uma TV de 32 polegadas, não procure diretamente uma substituição das mesmas dimensões. Meça a TV completa (comprimento, largura, altura com o pé e diagonal com os quadros). Por quê? Porque as televisões de hoje dificilmente têm molduras . Isso permitirá que você compre um alguns centímetros a mais TV, otimizando o espaço que você tem.

Qual é a resolução certa?

Atualmente, coexistem todos os tipos de televisores com diferentes resoluções: de HD a 8K. Se você está interessado em uma televisão para assistir filmes e séries, como uma televisão principal para a sala, é aconselhável procurar uma tela com resolução 4K (Ultra HD) .

Existem telas acima dessa resolução, mas você estará fazendo bom uso do seu dinheiro. Quase não há conteúdo nesta resolução, então podemos usar o orçamento para obter uma televisão 4K de muito boa qualidade.

Em relação às resoluções abaixo de 4K, podemos entrar em debate. full HD A resolução (1080p) ainda parece boa, e as telas com esses painéis estarão conosco por muitos anos. Se você não estiver muito entusiasmado, ainda poderá obter uma tela dessa resolução. Não é o ideal, mas você economizará muito dinheiro.

Por último, e as TVs que têm uma resolução abaixo de 1080p ? Em termos gerais, você só deve obter uma tela com essas características se for fazer um uso menos ativo, como em uma cozinha.

Não se esqueça da taxa de atualização

A taxa de atualização é expressa em hertz (Hz) e descreve quantas vezes uma imagem é atualizada na tela por segundo. A taxa de atualização padrão é de 60 vezes por segundo (60 Hz).

No entanto, existem televisores com uma taxa de atualização superior a 60Hz . O que se consegue aumentando esse valor é que as cenas de movimento são vistas com mais fluidez. Além disso, uma taxa de atualização mais alta ajuda a reduzir o cansaço visual.

A taxa de atualização é muito útil se você for usar sua televisão para jogar consoles de nova geração, como o PlayStation 5 ou o Xbox Série X, que suportam até 120 Hz.

Ajuste de cores com HDR e Dolby Vision

HDR significa "alta faixa dinâmica" e refere-se à capacidade do painel de fornecer uma maior variedade de cores , mais níveis de contraste e maior brilho.

O padrão básico para conteúdo de alta faixa dinâmica é chamado HDR10 , conforme estabelecido pela UHD Alliance, um grupo comercial da indústria. Dezenas de empresas oferecem suporte a essa especificação mínima básica para suporte a HDR, e é por isso que você verá 'HDR10' ou 'Ultra HD Premium' nas TVs compatíveis.

Dolby Vision é uma versão mais exigente do HDR. Foi criado e licenciado pelo pessoal da Dolby, até então especialistas em som surround e redução de ruído.

Este sistema inclui metadados dinâmicos que ajustam o efeito HDR quadro a quadro, para que os resultados sejam muito mais precisos e impressionantes. Até agora, a Dolby Vision liderou a indústria em formatos HDR proprietários e pode ser encontrada em modelos premium da maioria das marcas.

Vamos falar sobre tecnologia de painéis

Uma vez que tenhamos mais ou menos em mente o tamanho do painel e a resolução, podemos nos deparar com a questão de qual tecnologia de painel comprar.

OLED

Atualmente, a tecnologia OLED é uma das mais avançado para televisores . Está disponível apenas para televisores de última geração e é comercializado por marcas como LG, Philips e Vizio.

As telas OLED oferecem alta contraste níveis, com pretos totalmente escuros e profundos. Eles também garantem níveis de cores brilhantes, com excelente qualidade de imagem e ângulos de visão muito bons. Como ponto negativo, eles não costumam ter um brilho muito alto, são vendidos a preços bastante altos e podem queimar se mantivermos imagens estáticas por muito tempo.

QLED

A tecnologia QLED é a alternativa com a qual Samsung enfrenta LG. Sua principal característica é oferecer níveis de brilho mais altos do que a tecnologia OLED. Além disso, são mais barato de fabricar e possuem maior durabilidade. No entanto, eles não conseguem obter o preto puro, não possuem ângulos de visão tão bons ou os tempos de resposta da tecnologia OLED.

leds

As telas de LED estão conosco há muitos anos. Eles não têm o melhor contraste do mundo, porque é impossível para eles representarem a cor preta. A maioria dessas telas geralmente funciona em 60 Hz. Existem muitas especificações da tecnologia LED, mas a mais interessante é o LED IPS.

LEDs IPS

As televisões com telas de LED IPS têm cores precisas, o brilho costuma ser alto e os ângulos de visão costumam ser bastante bons e não costumam ser aparelhos muito caros. Claro, eles têm suas limitações em termos de contraste e também em relação à taxa de atualização.

Outras telas de LED

No entanto, existem outras telas de LED que possuem recursos muito inferiores. Os mais baratos não têm boa precisão de cores e seus ângulos de visão também não são ótimos.

Qual a importância do sistema operacional?

Existem vários sistemas operacionais para Smart TV. As TVs Samsung vêm com Tizen OS . Os da LG trabalham com webOS e muitos outros fazem com Android TV .

O Android TV é o sistema que lhe dará mais liberdade, mas também é o mais caótico e confuso. Por outro lado, o Tizen e o webOS têm maiores limitações na hora de instalar aplicativos.

Nossa recomendação neste momento é que você não escolha entre uma televisão ou outra apenas por causa do sistema operacional. Os fabricantes suportam esses sistemas por um tempo limitado, então mais cedo ou mais tarde você terá que conectar um dongle ou uma caixa de tv para a sua televisão para estar atualizado.

Conectividade e número de portas

Se você não quiser passar o dia todo conectando e desconectando cabos, certifique-se de que a TV que deseja comprar tenha portas HDMI suficientes na parte traseira ou nas laterais. Quatro é recomendado , pois se você conectar um console, uma barra de som e um chromecast, você ainda terá um conector extra para um dispositivo que você usa de vez em quando.

Se você for comprar uma TV com tela Ultra HD, o HDMI deve ser de especificação 2.0 ou superior . Porém, o ideal seria obter um modelo que tenha HDMI 2.1.

E o áudio?

Não esquecemos o som. Se ficarmos requintados, até os melhores televisores do mercado terão um problema pendente com o som. Por isso, o mais correto é obter um barra de som de forma independente .

As barras de som levam apenas alguns minutos para serem instaladas, são bastante finas, então geralmente não causam incômodo – ou interferem na imagem – e são uma grande diferença em relação aos alto-falantes de TV padrão.

Quase todos os televisores atuais têm pelo menos uma porta HDMI com Áudio Capacidade de Canal de Retorno (ARC). Esta função de HDMI permite que você o use como um auditivo entrada e saída, também muito útil para enviar som de dispositivos multimídia externos para a barra de som sem a necessidade de um receptor especial.

Melhor TV custo-benefício: 5 modelos para comprar em 2022

Quando chega a hora de comprar uma TV nova, o custo-benefício é um dos principais critérios considerados pela maior parte das pessoas. Principalmente quando falamos de modelos maiores, que costumam ter preços mais elevados. Mas, se você busca uma boa TV custo-benefício, saiba que não é preciso deixar a qualidade de lado, viu?

Para te ajudar nesse procura, listamos cinco modelos que estão disponíveis em diversos tamanhos e contam com bons preços para os recursos que apresentam. Na lista estão desde modelos mais básicos com painel de LED, até opções de TV QLED e NanoCell. Confira, a seguir, e encontre a TV com bom custo-benefício ideal para a sua casa!

Aproveite para conferir, também, nossa lista com as melhores TVs baratas do momento.

Encontre a melhor TV custo-benefício para a sua casa entre as opções da Samsung, LG e TCL (Foto: Divulgação/LG)

Samsung AU7700

Um dos modelos mais buscados de 2021, a Samsung AU7700 continua sendo uma ótima opção em 2022. Ela tem painel de LED com resolução 4K e conta com HDR, que ajuda a melhorar os níveis de brilho e contraste na tela. Isso garante imagens mais reais e ricas em detalhes. Quanto ao som, são 20W de potência e tecnologia Dolby Digital Plus, que entrega áudio de qualidade e envolvente.

Entre os recursos disponíveis estão as assistentes virtuais Google Assistente, Alexa e Bixby, da própria Samsung, que permitem dar comandos de voz à TV e controlar outros dispositivos inteligentes compatíveis. A Samsung AU7700 ainda vem com o serviço de IPTV Samsung TV Plus, que dá acesso a diversos canais gratuitamente, e tem Modo Filme, ideal para os apaixonados por cinema.

Essa TV custo-benefício conta com uma grande variedade de tamanho, estando disponível também em 43 polegadas, 55 polegadas, 58 polegadas, 60 polegadas, 65 polegadas, 70 polegadas e 75 polegadas.

Características da TV Samsung AU7700:

Tela: LED

LED Resolução: 4K

4K Frequência: 60Hz

60Hz Potência de som: 20W

20W Assistentes virtuais: Alexa, Google Assistente e Bixby

Alexa, Google Assistente e Bixby Comando de voz: sim

sim Extras: Modo Filme, Samsung TV Plus

Conheça as diferenças entre a Samsung AU7700 e a AU8000 e descubra qual é a melhor para você.

TCL P615

Outra opção de TV com bom custo-benefício é a TCL P615, modelo de entrada da fabricante que foca em preço baixo e resolução 4K. O aparelho, que tem painel de LED, conta com sistema operacional Android, o que garante acesso a uma grande variedade de apps e plataformas de streaming. Além disso, a P615 tem Chromecast integrado, que facilita na conexão do celular com a TV.

Essa TV TCL ainda conta com HDR e Micro Dimming, que controla a iluminação em pequenas regiões da tela, dando máximo controle de brilho, contraste e cores perfeitas. Para finalizar, ela tem Google Assistente integrado e permite dar comando de voz à televisão, além de controlar outros dispositivos. A TCL P615 também está disponível na versão com 50 polegadas.

Características da TV TCL P615:

Tela: LED

LED Resolução: 4K

4K Frequência: 60Hz

60Hz Potência de som: 19W

19W Assistentes virtuais: Google Assistente

Google Assistente Comando de voz: sim

sim Extras: Chromecast integrado

Não deixe de conferir o review completo sobre a TCL P615.

LG UP7750

A LG UP7750 entra como mais uma opção com painel de LED na lista de TV custo-benefício . Ela tem resolução 4K, conta com HDR e Filmmaker Mode, que desliga a suavização de imagem e roda filmes no formato em que foram gravados. Isso garante imagens mais ricas em detalhes e com alta qualidade. Além disso, são 20W de som Ultra Surround, proporcionando som de qualidade e muito envolvente.

Entre os recursos de destaque estão o Game Optimizer, que permite gerenciar todas as configurações de jogo em um mesmo lugar. A LG UP7750 também conta com baixo input lag, respondendo aos comandos mais rapidamente, e certificação HGiG, que ajusta os gráficos HDR para melhorar a experiência com games. Por fim, essa TV com bom custo-benefício tem Google Assistente e Alexa e aceita comandos de voz.

Essa smart TV LG também está disponível em 55 polegadas, 60 polegadas, 65 polegadas e 70 polegadas.

Características da TV LG UP7750:

Tela: LED

LED Resolução: 4K

4K Frequência: 60Hz

60Hz Potência de som: 20W

20W Assistentes virtuais: Google Assistente e Alexa

Google Assistente e Alexa Comando de voz: sim

sim Extras: Filmmaker Mode, Game Optmizer, HGiG

Samsung The Frame

Agora, se você busca uma TV QLED com bom custo-benefício, a The Frame pode ser a escolha certa. Ela tem um preço bem mais em conta que outros modelos com esse tipo de painel, além de ter 120Hz de frequência, o que deixa as imagens mais fluidas na tela. A Samsung The Frame também tem design slim super elegante e molduras customizáveis, que a fazem parecer um quadro na parede. Além disso, o Modo Arte permite exibir obras de arte variadas na tela quando a TV não está sendo usada.

Para otimizar a experiência, essa TV Samsung HDR, Micro Dimming e Modo Filme. Quanto ao som, são 20W de potência, com Dolby Digital Plus e Som em Movimento Virtual, que entrega um áudio ainda mais envolvente. Esse modelo ainda conta com Samsung TV Plus, múltiplas assistentes virtuais e aceita comandos de voz. Tudo isso pode ser feito diretamente pelo controle remoto Solar Cell, que dispensa o uso de baterias.

A Samsung The Frame também está disponível em 32 polegadas, 43 polegadas, 55 polegadas, 65 polegadas e 75 polegadas.

Características da TV Samsung The Frame:

Tela: QLED

QLED Resolução: 4K

4K Frequência: 60Hz até 50 polegadas, 120Hz a partir de 55 polegadas

60Hz até 50 polegadas, 120Hz a partir de 55 polegadas Potência de som: 20W a 40W, dependendo do tamanho

20W a 40W, dependendo do tamanho Assistentes virtuais: Alexa, Google Assistente e Bixby

Alexa, Google Assistente e Bixby Comando de voz: sim

sim Extras: Modo Arte, Modo Filme, Samsung TV Plus

Confira, também, nossa lista com as melhores TVs QLED para a sua casa.

LG Nano75

Por fim, temos uma TV NanoCell com ótimo custo-benefício. Se você busca ótima qualidade de imagem, mas não faz questão de um aparelho com frequência de 120Hz, a LG Nano75 é uma boa opção. Ela alcança cores mais reais e tons escuros mais puros que o LED, além de ter HDR, que melhores os níveis de brilho e contraste na tela.

A Nano75 ainda conta com Filmmaker Mode, Game Optimizer e HGiG para melhorar a experiência ao assistir filmes ou jogar games. Quando ao som, são 20W de potência com tecnologia Ultra Surround. Ela também tem Alerta de Esportes, que mostra notificações na tela antes, durante e depois dos jogos do seu time. Por fim, essa TV LG tem Google Assistente e Alexa e aceita comandos de voz, que também podem ser usados para controlar dispositivos compatíveis.

A LG Nano75 também está disponível nos tamanhos 55 polegadas, 65 polegadas, 75 polegadas e 86 polegadas.

Características da TV LG Nano75:

Tela: NanoCell

NanoCell Resolução: 4K

4K Frequência: 60Hz

60Hz Potência de som: 20W

20W Assistentes virtuais: Google Assistente e Alexa

Google Assistente e Alexa Comando de voz: sim

sim Extras: Filmmaker Mode,

Antes de ir embora, confira 5 TVs 32 polegadas que valem a pena comprar!

Como encontrar o tamanho de TV perfeito

Regra prática:

quanto maior, melhor

As TVs vêm em vários tamanhos, mas recomendamos escolher o maior tamanho que seu bolso permitir. Se você está pensando em comprar uma TV de 75 polegadas ou maior, você precisa saber de uma coisa. De acordo com o Samsung Internal Research, a demanda por telas maiores é uma das grandes razões para comprar TVs novas, e mesmo após a compra, a satisfação continua muito alta. Por isso, você está pensando em um tamanho específico? Então, agora é a hora de escolher a maior e não olhar para trás.

Leave A Comment