Como conectar seu dispositivo Android a um projetor

Veja como usar o Chromecast com um projetor

Quem utiliza um projetor com frequência sabe o como não é nada prazeroso conectar diversos cabos para fazer o aparelho funcionar. Por isso, uma das melhores soluções é utilizar um Chromecast para assistir seus filmes e séries da Netflix, na tela grande.

O Chromecast utiliza uma porta HDMI para realizar a transferência de dados, o que é um problema para quem possui um projetor apenas com a antiga conexão VGA. Pensando nisso, elaboramos este tutorial para funcionar nos dois casos sem nenhum problema, além disso, ensinaremos a como configurar o aparelhinho da Google, confira.

1 de 5 Aprenda como usar o Chromecast com um projetor — Foto: Divulgação/BenQ Aprenda como usar o Chromecast com um projetor — Foto: Divulgação/BenQ

Projetor com entrada HDMI

Esta etapa é bem simples e fácil, basta você conectar a saída HDMI do Chromecast na entrada HDMI do seu projetor e em seguida, ligar uma ponta do cabo USB (já incluso) no dongle e a outra ponta em uma entrada USB disponível no projetor. Vale a pena lembrar, que em alguns casos o projetor não possuirá portas USB e em outros não será capaz de fornecer energia necessária para ligar o Chromecast, dessa forma será necessário utilizar a fonte do dispositivo.

2 de 5 Para usar o Chromecast com o projetor é só conectar a saída HDMI do dongle à entrada HDMI no projetor. Também é preciso conectar o Chromecast na fonte de energia — Foto: Arte/TechTudo Para usar o Chromecast com o projetor é só conectar a saída HDMI do dongle à entrada HDMI no projetor. Também é preciso conectar o Chromecast na fonte de energia — Foto: Arte/TechTudo

Projetor com entrada VGA

Neste caso, para que seja possível usar o aparelho com o seu projetor, será necessário comprar um adaptador HDMI fêmea (Input) para VGA Macho (Output).

3 de 5 Caso seu projetor não possua entrada HDMI, será necessário comprar um adaptador — Foto: Divulgação/FRV Caso seu projetor não possua entrada HDMI, será necessário comprar um adaptador — Foto: Divulgação/FRV

Assim que você já estiver com o adaptador em mãos, conecte-o no seu projetor e depois ligue a saída HDMI do Chromecast na entrada do adaptador. Agora é só conectar o cabo USB no Chromecast e a outra ponta no projetor ou na fonte de energia.

Configurando o Chromecast

Passo 1. Lique o projetor e veja se o Chromecast iniciou corretamente. Depois, baixe o aplicativo Google Cast em seu smartphone ou tablet e não se esqueça de estar conectado a mesma rede Wi-Fi do dongle. Abra o aplicativo, clique em "Configurar" e aguarde o celular se comunicar com o dispositivo;

4 de 5 Conecte o celular ao Chromecast — Foto: Reprodução/Paulo Alves Conecte o celular ao Chromecast — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Assim que seu celular se conectar, irá aparecer um código na imagem reproduzida pelo projetor no canto inferior direito, se você conseguir ver o código clique em "Estou vendo o código", caso contrário toque em "Não estou vendo o código" e, posteriormente, defina um nome para o seu Chromecast;

5 de 5 Nomeie seu Chromecast — Foto: Reprodução/Paulo Alves Nomeie seu Chromecast — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Por fim, digite a senha da sua rede Wi-Fi para conectar o Chromecast na internet. Pronto, agora seu aparelho está instalado e configurado para exibir o que você desejar em seu projetor.

Vale lembrar que a maioria dos projetores não possui alto-falantes potentes, então pode ser interessante utilizar uma caixa de som, Bluetooth ou com fio, para obter melhores resultados.

Projetor para celular: Qual o melhor de 2022?

Como escolhemos 11 Produtos analisados 16 Horas investidas 4 Estudos avaliados 49 Comentários coletados

Não é nenhuma novidade que as pessoas estão utilizando os celulares cada vez mais e para mais atividades. Até mesmo assistir aquela série favorita, pode ser feito através do smartphone. Mas com uma tela tão pequena, um projetor para celular pode facilitar esta tarefa.

Os atuais smartphones são verdadeiros micro-computadores, capazes de realizar praticamente as mesmas funções que os grandes equipamentos. E tudo isso em um dispositivo que cabe na mão. Mas mesmo com tantas virtudes, sua limitação de tamanho pode ser um ponto negativo.

100% GRÁTIS E EXCLUSIVO: Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais Inscreva-se GRÁTIS na Newsletter do nosso parceiro The Hidden Portal e aprenda a aproveitar ao máximo seu dinheiro! Você vai receber o conteúdo diretamente em seu e-mail. Essa oferta é limitada e exclusiva para os leitores do GUIA55.

Registre-se agora mesmo

O mais importante

Os celulares e os projetores são a combinação perfeita entre dispositivos de tamanho pequeno e telas de tamanho grande.

A conexão entre o celular e o projetor pode ser realizada através de Wi-Fi ou através de cabo, seja do tipo micro-USB, HDMI ou o USB comum.

Na hora de comprar um projetor para celular, é importante considerar alguns critérios de compra como o design, a fonte de luz, brilho, contraste e a resolução da imagem.

Projetor para celular: nossa recomendação dos melhores produtos

No mercado, está disponível uma grande quantidade de projetores para celular, por isso, escolher o adequado pode ser uma tarefa difícil. Mas não se preocupe, preparamos uma lista completa com os melhores disponíveis. Para preparar este ranking, fizemos um grande processo de pesquisa.

Um projetor para celular muito prático

Este projetor portátil com lâmpadas de LED, possui uma resolução HD de 1280x768 pixels, uma luminosidade de 2200 lumens e uma taxa de contraste de 1500:1. Pode ser conectado com o celular por Wi-Fi utilizando aplicativos e também por cabo. Fácil de usar e de alta qualidade.

Um mini projetor LED

Este mini projetor para celular LED suporta uma resolução de até 1920x1080 pixels, com 1200 lumens de brilho e pode exibir imagens claras e brilhantes em ambientes com pouca luminosidade. Para conectar no celular, basta usar o aplicativo Miracast ou entrada HDMI.

Um mini projetor muito útil

Este projetor para celular de LED Full HD com resolução de 480x320 pixels, brilho de 200 lumens. Fornece imagens de boa qualidade e com ótimo brilho. Pode ser conectado ao celular com cabo HDMI compatível. Tem alto-falante embutido e acompanha um mini tripé.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o projetor para celular

link copiado O que é exatamente o projetor para celular? Os projetores para celular são aqueles que podem ser conectados ao celular para projetar imagens. Elas podem ser visualizadas em telas grandes, especificamente desenhada para isso ou sobre uma parede branca e lisa. A conexão pode ser estabelecida através de cabos ou conexão Wi-Fi. Em alguns casos, é necessário utilizar um app para transmitir o conteúdo.

Como a imagem é transmitida do smartphone para o projetor? Basicamente, existem duas formas de transmitir a imagem de um celular para o projetor. A primeira é através da conexão Wi-Fi. Esta é a mais fácil, já que não precisa de cabos e permite colocar o projetor e o celular em lugares diferentes. Mas claro, exige aplicativos específicos para isso, como o DLNA, Miracast ou Airplay. A outra possibilidade é fazer através de cabos. Os mais comuns são os de tipo micro-USB ou HDMI (para vídeo e áudio digital). Além destes, os típicos micro-USB ou USB que são muito utilizados para conectar o celular no computador.

link copiado Quais outros dispositivos podem ser conectados em um projetor para celular? Computadores de mesa e notebooks;

Consoles de video games;

Reprodutores Blu-Ray ou DVD;

Tablets;

Câmeras de vídeo e de fotografia. Certamente e com poucas raras exceções, os projetores para celular podem ser conectados aos mesmos dispositivos que quaisquer outros gadgets podem ser conectados. Entre eles, incluem: Quais são as vantagens e desvantagens dos projetores para celular? Ter um projetor para celular oferece uma grande quantidade de vantagens. Tanto se você quer para aproveitar suas séries, filmes ou video games favoritos, como para atividades profissionais. Vantagens Você terá uma tela grande

Não vai precisar de um computador ou outro equipamento para transmitir conteúdo

Podem ser conectados em diferentes dispositivos

Permitem economizar espaço

Podem ser levados para qualquer lugar

Contam com vários aplicativos

Permitem ter uma experiência parecida com uma sala de cinema Desvantagens Suas baterias geralmente não tem muita autonomia Quais são os motivos para comprar um projetor para celular? Os motivos pelos quais você pode se interessar a comprar um projetor para celular são muito variados. Em primeiro lugar, talvez você prefira comprar uma Smart TV. Já que oferecem uma ótima qualidade de imagem e ótimos benefícios. O projetor portátil pode ser levado para qualquer lugar. Nem todos os projetores são iguais. Não há dúvidas que, na hora de escolher o produto adequado, toda informação possível conta. Por isso, tenha certeza que você está fazendo a escolha certa e evite surpresas desagradáveis. Então, abaixo, vamos responder as perguntas mais frequentes sobre os projetores para celular. Mas elas ocupam mais espaço e seu preço é elevado. Outro possível motivo é contar com um projetor portátil, que pode ser levado para qualquer lugar. Esta opção é muito interessante para quem viaja muito e para profissionais que fazem muitas apresentações. E, claro, porque você quer aproveitar de uma tela grande para ter uma experiência de cinema, mas em casa. Como utilizar o projetor para celular? Atualmente, não é necessário ter uma sala enorme ou um salão para aproveitar de uma tela grande. Felizmente, existe uma grande variedade de modelos de projetores com distâncias de imagem muito curtas. Por outro lado, a não ser que você adquira um projetor com grande luminosidade, você vai precisar anular toda a luz. Por isso, é importante que o local onde você irá utilizá-lo permita eliminar qualquer fonte de luz ambiente ou artificial. Além disso, você vai precisar de uma tela de projeção ou uma parede branca e lisa para você projetar as imagens.

Qual é a vida útil das lâmpadas do projetor para celular? Melhorar a vida útil das lâmpadas dos projetores sempre foi um grande desafio para os fabricantes destes equipamentos. Felizmente, o desenvolvimento de novas tecnologias nos últimos anos ajudou muito. Opções como o LED ou laser melhoraram consideravelmente sua durabilidade. Deste modo, como você vai poder ver na seguinte tabela, sua vida útil vai depender da tecnologia utilizada. Lâmpadas de iodetos metálicos LED Laser Vida útil aproximada De 2.000 a 6.000 horas Mais de 20.000 horas Alguns modelos garantem uma vida útil de 60.000 horas

Critérios de compra

Com este guia de compras, queremos facilitar sua vida. Para isso, também elaboramos uma lista com os critérios de compra que acreditamos que podem te ajudar a escolher o produto mais adequado para as suas necessidades. É uma boa forma de você economizar tempo, já que vai poder decidir mais facilmente a escolher o seu projetor para celular.

Design e dimensões

Se você vai levar o projetor para diferentes lugares, opte por um modelo de mini projetor. Geralmente são equipamentos que utilizam fontes de luz de LED. Alguns tem tamanhos bem pequenos, que cabem até na palma da mão.

Apesar do tamanho, podem oferecer uma boa qualidade de imagem. Porém, se você quer deixá-lo em um local fixo, pode escolher um maior e com melhores recursos.

Se você for colocar na sala de estar da sua casa, escolha um que combine com a decoração. Mas se você vai utilizar para o trabalho, o melhor é escolher um modelo com design neutro.

link copiado

Fonte de luz

Ao comprar um projetor para celular, é importante considerar a fonte de luz que utiliza e a vida útil da lâmpada. Por um lado, estão os projetores com as tradicionais lâmpadas de iodetos metálicos. De outro, os projetores com tecnologia LED.

Existem projetores com lâmpada de iodetos metálicos, LED ou laser.

Além destes, também existem opções com tecnologia laser ou híbrida a laser. Os primeiros, em geral, são mais baratos mas tem um custo de manutenção maior, já que a vida útil das lâmpadas é menor.

Os de LED tem um preço mais elevado, mas não tem custo de manutenção, já que não é necessário substituir a lâmpada. O preço dos projetores de laser ainda é bem elevado, embora seus recursos sejam superiores.

Brilho e contraste

O brilho e o contraste são dois dos fatores que mais influenciam na qualidade de imagem de um projetor. Se o projetor não tem um bom nível de brilho, você vai poder projetar apenas em locais que não haja muita luz.

O brilho geralmente é medido em lumens ou lumens ANSI, unidade de medida muito mais confiável que a primeira. O contraste indica a diferença entre um branco mais puro e um preto mais intenso.

É um fator fundamental para projetores que serão utilizados para reproduzir filmes e séries. Quanto maior for, melhor. Infelizmente, a forma que muitas marcas o medem não é muito fiel. Além disso, muitas oferecem o valor de contraste dinâmico, que é maior que o estático.

Martin Cooper Criador do celular "Sabíamos que algum dia todo mundo teria celular, mas era difícil imaginar que isso aconteceria durante a minha vida. E agora temos cerca de 5 bilhões de celulares no mundo."

Resolução da imagem

Se você quer o projetor para ver filmes em casa, deve escolher por um com, no mínimo, uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Esta é a resolução padrão que você vai encontrar na maioria do conteúdo disponível na internet.

Se você é mais exigente e quer aproveitar da melhor qualidade de imagem possível, então o melhor é optar por um projetor 4K. Na seguinte tabela, resumimos as principais resoluções que você pode encontrar nos projetores para celular.

Resolução Número de pixels e formato Características SVGA 800 x 600 (formato 4:3) Muito baixa qualidade de imagem, praticamente atiquado XGA 1024 x 768 (formato 4:3) Qualidade baixa, utilizada em empresas WXGA 1280 x 800 (formato 16:10) Uso corporativo e multimídia HD ready 1280 x 720 (formato 16:9) Para cinema em casa, mesmo que já seja considerado de baixa qualidade Full HD 1920 x 1080 (formato 16:9) Cinema em casa e ambientes corporativos, qualidade média WUXGA 1920 x 1200 (formato 16:10) Utilizado principalmente em empresas 4K 3840 x 2160 (formato 16:9) Cinema em casa de alta qualidade, preços mais elevados

Conectividade

Quando mais opções de conectividade o projetor oferecer, melhor. Deste modo, você vai poder conectar uma maior quantidade de dispositivos e terá uma maior flexibilidade para isso.

Como vimos, a conexão com o celular pode ser feita através de Wi-Fi ou por cabos, seja através de uma entrada HDMI ou USB.

Autonomia

Se você pensa em comprar o projetor para celular para levar para diferentes lugares onde não tenha um acesso fácil a uma conexão elétrica, vai precisar que conte com uma bateria.

Neste sentido, lembre-se que a autonomia é medida em miliamperes/hora (mAh), mesmo que alguns fabricantes ofereçam esta informação em horas ou minutos.

Resumo

Os celulares se tornaram companheiros inseparáveis para a maioria das pessoas. Tendo em vista seus incríveis recursos e que cada vez são mais potentes, estão substituindo computadores, tablets e até as televisões em um papel mais secundário. No entanto, tem um pequeno inconveniente, que é o tamanho reduzido da tela.

Embora a tecnologia tenha evoluído para dispositivos cada vez menores, todo mundo gosta de ter uma experiência de cinema ou com os video games atuais em telas de tamanho grande. Não é de estranhar, portanto, que a combinação entre um celular e um projetor funcione tão bem.

Para finalizar, se este guia foi útil no seu processo de escolha, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Fifoprod: 36034975 /

Como conectar seu dispositivo Android a um projetor

Os dispositivos Android são ótimos, mas seu tamanho pequeno às vezes pode ser limitador. Ao conectar o dispositivo a um projetor, você pode compartilhar sua tela com outras pessoas em negócios ou lazer. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Se você não possui um projetor, também pode conectar o Android a uma TV. No entanto, os projetores são a melhor opção, pois normalmente projetam um tamanho de tela muito maior do que uma TV, tornando-os ideais para reprodução de mídia ou apresentações de dados.

RELACIONADOS: Como conectar seu telefone Android à sua TV

Conecte-se sem fio via Chromecast

O método mais fácil de conectar um dispositivo Android a um projetor é usar o Google Chromecast. Para fazer isso, seu projetor deve suportar conexões HDMI.

Depois de conectar o Chromecast à porta HDMI, você pode transmitir sem fio a tela do dispositivo Android para ele.O Chromecast exibirá o conteúdo pelo projetor.

Verifique se você desabilitou qualquer modo de economia de energia no seu dispositivo Android, pois isso pode reduzir a qualidade do fluxo.

Se você ainda não possui o aplicativo Google Home, faça o download e instale-o na Google Play Store.

Abra o “ Home ”aplicativo e, em seguida, toque na guia Contas no canto inferior direito.

Role para baixo e toque em "“ Mirror Device." ”

Se você receber um aviso de que seu dispositivo não está otimizado para transmissão, toque em 'OK'. ”Isso não deve impedir que você transmita sua tela para um Chromecast.

Toque em "Transmitir tela / áudio" ”e selecione seu Chromecast para conectar-se a ele.

Depois que você estiver conectado, sua tela começará a ser transmitida para o seu projetor através do Chromecast.

Conexões com fio

Se uma opção sem fio não for adequada, você poderá usar uma conexão com fio. Todos os dispositivos Android vêm com uma opção microUSB ou USB-C.

Com o cabo certo, você pode conectar seu dispositivo Android a um projetor que use diretamente um cabo HDMI. Outro padrão suportado é o MHL, que também se conecta via portas HDMI.

Cabo USB-C para HDMI

Os dispositivos Android mais recentes, como os telefones Samsung mais recentes, usam o USB-C para carregar. Se você possui um dispositivo USB-C, pode usar um cabo USB-C para HDMI para conectar seu dispositivo diretamente a um projetor compatível com HDMI.

Você não deveria ’ não é necessário conectar o dispositivo USB-C ao projetor. Verifique se o projetor está definido com a entrada HDMI correta.

Lembre-se, no entanto, de que uma desvantagem do USB-C para o HDMI é a falta de energia. Se você usar outros métodos com fio, como o MHL, poderá ligar o dispositivo enquanto estiver conectado.

O link móvel de alta definição (MHL)

O link móvel de alta definição (MHL) usa especialmentecabos HDMI projetados. Ao contrário do método USB-C mais recente, os cabos MHL usam microUSB. Como mencionado acima, ele também pode alimentar seu dispositivo enquanto fornece vídeo e áudio digital.

Alguns projetores suportam HDMI, mas você precisa procurar especificamente por um HDMIporta com uma etiqueta MHL no seu projetor. Se você não vê um, ele não liga o seu dispositivo. Seu dispositivo Android também precisa suportar MHL.

Para conectar via MHL, você não deve fazer nada no seu dispositivo Android, a não ser conectá-lo ao seu projetor com um cabo adequado. No seu projetor, alterne a entrada para a porta HDMI MHL correspondente para ver a tela Android projetada.

Conexões sem fio

Miracast e Wi-Fi Direct são padrões sem fio que conectam dispositivos a outrosdispositivos como monitores. Anteriormente, o Android suportava oficialmente o Miracast, mas o abandonou com o Android 6 Marshmallow. No entanto, o Miracast ainda funciona com alguns dispositivos Android, porque é baseado no Wi-Fi Direct, que ainda é suportado pelo Android.

RELACIONADO: Padrões de exibição sem fio explicados: AirPlay, Miracast, WiDi,Chromecast e DLNA

A menos que ambos os dispositivos indiquem especificamente que oferecem suporte ao Wi-Fi Direct ou Miracast, a melhor maneira de verificar se ele será conectado é usar um desses padrões para experimentá-lo.

Para iniciar, no seu projetor, procure por “ Screen Mirroring & ”“ Espelhamento de dispositivo; ”ou uma configuração com nome semelhante e depois mude para esse modo.

A melhor maneira de se conectar usando o Miracast é usar um aplicativo de terceiros, como o Castto, para fazer a conexão. Como não é mais oficialmente suportado, o uso do Miracast com dispositivos Android modernos não garante que funcione.

Se esse for o caso, use um Chromecast, conexão com fio ou tente usarWi-Fi Direct.

Wi-Fi Direct

Se você deseja usar o Wi-Fi Direct, pode fazer isso diretamente no Android. Essas etapas podem variar um pouco, dependendo da sua versão do Android e do seu dispositivo.

Você precisa de um projetor compatível com o Wi-Fi Direct e que permita transmitir a tela usando esse método.

Para começar, deslize para baixo na tela para acessar sua aba de notificações e toque no ícone de roda dentada para acessar as Configurações do Android. cardápio. Como alternativa, você pode acessar suas “ Configurações ”menu da gaveta de aplicativos.

Se você estiver em um dispositivo Samsung, toque em "Conexões". ”Em outros dispositivos Android, pode ser necessário tocar em "Rede"Internet ”em vez disso.

Toque em "Wi-Fi" ”para acessar o menu Wi-Fi.

No menu Wi-Fi, verifique se a configuração está ativada e toque em "Wi-Fi Direct".”Em outros dispositivos Android, pode ser necessário tocar em "Avançado" ou "8221"ou “ Preferências de Wi-Fi ”neste menu primeiro e depois toque em "Wi-Fi Direct" ”para acessar esse menu.

Seu dispositivo procurará automaticamente dispositivos Wi-Fi Direct disponíveis. Se ele localizar o projetor, toque na opção para conectar e siga as instruções.

Smart View em dispositivos Samsung

Se você possui um dispositivo Samsung, pode usar o Smart View paraconectar a alguns dispositivos sem fio. Deslize para baixo na aba de notificações e toque em 'Smart View' ”na sua lista de ações rápidas.

Seu dispositivo procurará dispositivos Chromecast ou Miracast próximos. Localize o seu dispositivo e toque nele para conectar-se. Seu dispositivo Samsung deve conectar-se ao seu projetor e começar a transmitir para ele.

Aplicativos do fabricante

Alguns fabricantes de projetores oferecem seus próprios aplicativos Android que permitemconecte-se diretamente ao projetor a partir do seu dispositivo via Wi-Fi.

Aplicativos como o Panasonic Wireless Projector, o Epson iProjection e o Projector Quick Connection são exemplos de aplicativos que você pode experimentar, dependendo do fabricante do projetor.

Esses aplicativos podem não permitir que você projete sua tela inteira, mas devem projetar imagens estáticas ou arquivos de documentos no seu projetor. Embora esse não seja um método útil para transmitir mídia, ele pode ser útil para apresentações de negócios.

Via: How to Geek

Veja Também:

Leave A Comment