Android TV: saiba como funciona e todas as vantagens

O que é smart TV? Saiba mais

Toda televisão que se conecta à Internet é chamada de Smart TV Foto: Reprodução/LG

Por Americanas Conteúdo de responsabilidade do anunciante Tamanho do texto

Todo mundo sabe que contar com uma Smart TV em casa é imprescindível para assistir aos melhores filmes e séries no conforto do lar. Mas afinal, o que é uma TV “inteligente”? A Americanas explica.

O que é smart TV?

Toda televisão que se conecta à Internet é chamada de Smart TV – isso é o que difere as TVs “inteligentes” das outras, já que as tecnologias de tela e recepção do sinal podem ser as mesmas.

Em resumo, toda Smart TV consegue se conectar à Internet para instalar aplicativos de serviços de streaming e de conteúdo em vídeo e áudio, como YouTube, Netflix, Prime Video, GloboPlay, Disney+ e Spotify, entre muitos outros. A conexão pode ser por Wi-Fi e também por cabo de rede, o que garante mais velocidade.

Conheça as principais funções de uma Smart TV

As Smart TVs disponíveis no mercado variam não apenas em tamanho, tipo e resolução da tela, mas também em sistema operacional e funções disponíveis. A seguir, conheça algumas das funções para você basear a escolha do seu próximo aparelho.

Sistema operacional e loja de apps

Os fabricantes trabalham com diferentes sistemas operacionais para suas Smart TVs. As TVs LG tem o WebOS e a Samsung tem o Tizen, a AOC usa o RokuOS, enquanto TVs da Sony, Panasonic e TCL utilizam o Android TV.

Há ainda Smart TVs de outras marcas que rodam sistemas proprietários mais simples ou meio genéricos, que podem decepcionar nas funções e apps disponíveis.

Os sistemas são intuitivos e fáceis de usar. Uma tecla no controle leva à tela inicial, onde estão os aplicativos instalados, a loja de apps, os dispositivos conectados (TV a cabo, videogame, DVD, home theater) e a seleção de canais abertos.

Com algumas horas de uso - e consulta ao manual do fabricante -, não será complicado acessar os recursos e funções desejadas.

O sistema instalado nas Smart TVs mais modernas costuma vir com aplicativos instalados do próprio fabricante ou de acordo com os serviços. Há aparelhos que vêm não apenas com apps do Netflix, YouTube, Prime Video e GloboPlay instalados, como possuem teclas específicas no controle para iniciá-los.

Para baixar aplicativos de outros serviços, você precisa acessar uma loja de apps, parecida com a dos smartphones, fazer o download e conectar sua conta. Os apps de grandes serviços de conteúdo são fáceis de encontrar.

Mas se você tem conta em algum serviço específico e não muito popular, vale uma consulta ao site do fabricante (ou do próprio app) para confirmar se ele está disponível para o modelo de TV que deseja.

Conteúdo

O primeiro diferencial das Smart TVs é justamente a praticidade de acessar aplicativos e serviços de conteúdo com seu controle remoto, que antes estavam apenas disponíveis no computador ou no celular. Com os apps, você pode assistir a vídeos, filmes, séries, esportes, ouvir música, jornalísticos e até jogar a partir da sua conexão com a internet.

Além disso, como as Smart TVs conseguem ler diversos tipos de arquivos de áudio e vídeo, é possível reproduzir conteúdo armazenado em pen-drives ou HDs externos. É só plugar, achar a pasta e o arquivo e dar Play.

Conectividade com outros dispositivos smarts

Com a Smart TV conectada na mesma rede Wi-Fi que seu smartphone ou tablet, não deve ser problema controlar a tela grande através das telinhas menores e enviar conteúdo dos aparelhos para a TV. Você pode espelhar a tela do seu celular com a Smart TV ou começar a ver um vídeo no YouTube e mandá-lo para a tela grande.

E falando na rede de internet doméstica, as Smart TVs mais modernas ganharam conexão com outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, fechaduras, tomadas, eletrônicos e eletrodomésticos.

No mercado brasileiro, aparelhos com sistema AndroidTV contam com Google Assistente, enquanto a Alexa é suportada em modelos Tizen da Samsung e webOS da LG. Dessa forma, a Smart TV se torna uma espécie de painel de controle dos dispositivos.

Controle por voz

Alguns modelos de Smart TVs possuem controle por voz, normalmente utilizando o controle remoto como microfone, para comandos básicos do aparelho ou para fazer buscas na internet, como abrir um site ou aplicativo ou ainda procurar um vídeo no YouTube. O controle por voz também é usado no acionamento dos assistentes, como dissemos no tópico acima.

Conexão Bluetooth

Além de um número de entradas HDMI e USB, para conectar outros aparelhos e dispositivos, Smart TVs contam com conexão Bluetooth para facilitar o pareamento de fone de ouvido, para você assistir suas séries ou jogar videogame sem incomodar o resto da casa e para conectar caixas ou um sistema de som inteiro sem usar fios.

Taxa de atualização

As TVs mais modernas e os modelos top de linha vêm aparecendo nas lojas com taxa de atualização de 120 Hz, ou 120 quadros por segundo. Muito acima dos tradicionais 60 Hz, encontrados em telas nos modelos de entrada e intermediários, os 120 quadros por segundo fazem uma imagem muito mais fluida, com sensação de cinema.

Para os gamers, é excelente: a resposta aos comandos no controle é muito mais rápida.

Inteligência artificial

A presença de recursos de inteligência artificial nas Smart TVs vai do refinamento das buscas de conteúdos no sistema operacional e nos aplicativos até o "upscaling" de uma imagem de menor resolução para uma qualidade mais próxima do 4K ou do 8K, passando por maior eficiência energética e melhora do sistema de som na identificação do ambiente.

Quer aproveitar as melhores ofertas da Black Friday? Então anota na agenda: no dia 25 de novembro, você achará milhões de produtos com descontos imperdíveis na Americanas.

Smart TV: qual o melhor sistema operacional

Smart TV: qual o melhor sistema operacional Você conhece os sistemas operacionais móveis líderes de mercado: Android, iOS e Windows Phone. E para sua televisão inteligente, qual o mais indicado?

Antes de qualquer coisa, saiba que para as Smart TVs não somente os líderes em sistemas operacionais disputarão mercado. Nos aparelhos televisores há mais opções para você escolher. A Samsung, ao contrário do usado hoje nos smartphones e tablets, lança mão do seu próprio sistema operacional, o Tizen. Mesmo caminho trilhado pela LG, com o WebOS.

Android fechou parceria com os fabricantes Sony e Phillips, entre outras marcas que desenvolvem TVs.

Nesta briga entra a Panasonic, que recebe sistema operacional Mozilla, o Firefox OS, com os primeiros televisores já à venda na Europa, mercado escolhido para o lançamento dos aparelhos, encontrados a partir de um mil euros. Outros mercados receberão os aparelhos nos próximos meses.

O grande problema é o desenvolvimento de apps para os diferentes sistemas operacionais e modelos de telas. Para enfrentar o problema, os aparelhos com Firefox OS chegam já com Youtube, Netflix, Hulu, e a plataforma em HTML5, que permitirá aos desenvolvedores adaptarem facilmente seus apps para os televisores Panasonic.

E você? Ficará com os sistemas mais comuns e com desenvolvimento de apps anterior aos outros, ou apostaria numa TV diferente da de todos seus amigos?

Android TV: saiba como funciona e todas as vantagens

Assistir TV atualmente não tem nada comparado ao que era assistir uma televisão há uns 20 anos. Isso porque os televisores mudaram muito, ficaram mais finos com o tempo e contam com diversos sistemas acoplados para assistir vídeos, filmes e séries em plataformas de streaming, além de outras possibilidades. Um desses exemplos é as que possuem o sistema Android TV.

Encontre o fone de ouvido ideal para você Escute músicas com melhor qualidade! Saiba mais

Certamente você deve estar com algumas dúvidas em relação a esse tipo de televisor com sistema operacional desenvolvido pelo Google e até se é possível baixar aplicativos como da Google Play Store nele.

Então chegou a hora de conferir mais detalhes aqui no Compara Plano e ficar por dentro de tudo sobre a Android TV, o que é, como funciona e se vale a pena comprar uma para assistir os melhores conteúdos disponíveis.

Leia mais: Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

O que é o Android TV?

O Andorid TV é o já conhecido sistema operacional, semelhante ao usado no celular de muitas pessoas, adaptado para o formato de televisão. Esse sistema substituiu o Google TV, que foi uma aposta da empresa no passado, mas que não teve tanto sucesso, encerrado em 2014.

A partir de então, mais precisamente em junho de 2014, surgiu a Android TV, que é como uma SmarTV, porém, funciona utilizando a plataforma do Google. Ou seja, é um sistema operacional que pode funcionar em diversas marcas de TVs, como Semp Toshiba, TCL, entre outras.

Sendo assim, é possível baixar diversos aplicativos que você costuma utilizar no celular em sua televisão. Ele permite tornar a sua TV inteligente. Ao continuar a leitura por aqui você vai entender o motivo dessa afirmação.

Leia também: Para que serve o Dropbox? Entenda e saiba usar a ferramenta!

Qual a vantagem do Android TV?

As vantagens de ter uma TV com o sistema operacional Android são os mais variados possíveis. Isso porque esse sistema garante velocidade para sua navegação na tela, além dos melhores aplicativos disponíveis na Google Play Store.

Por isso, você precisa conferir abaixo algumas das vantagens de ter esse aparelho em sua casa ou trabalho.

Pesquisa por voz

Da mesma forma que a pesquisa por voz é possível em seu smartphone com sistema Google, saiba que o Android TV também oferece essa vantagem. Assim você não precisa se preocupar onde está o controle remoto tão cedo. Pode fazer o que deseja apenas falando o que quer para a televisão.

Esse é um dos grandes diferenciais desse sistema, uma vez que algumas TVs concorrentes costumam oferecer apenas um teclado para fazer a pesquisa do que deseja assistir, ou só possibilitar isso no controle.

Diversos aplicativos

Ao adquirir uma Android TV, você terá uma infinidade de aplicativos disponíveis em seu televisor, da mesma forma que no celular. Tudo isso é possível graças a Google Play Store, que disponibiliza aplicativos gratuitos e alguns pagos.

Jogos

Em relação a jogos, a TV Android não deixa nada a desejar. Isso porque permite que você baixe e instale os principais jogos disponíveis na loja de aplicativo da Google.

Saiba mais: TV com Android: vale a pena? Qual o melhor modelo?

Chromecast integrado

Uma das grandes vantagens desse tipo de televisão é que ela já vem com o Chromecast integrado. Isso significa que além de ter uma TV com aplicativo que possui sistema Android, ainda pode reproduzir a tela do seu celular na telona.

Velocidade excelente

Outro ponto a se destacar em uma TV com sistema Android é a velocidade que você consegue navegar entre os aplicativos que você deseja. Muito semelhante aos celulares top de linha, o sistema não costuma travar, como em outros aparelhos semelhantes.

Saiba também: Como espelhar celular na TV? Veja o passo a passo

Qual a diferença entre Smart TV e Android TV?

Uma das principais dúvidas de quem está buscando uma televisão nova para comprar é saber a diferença entre Smart TV e Android TV. Saiba que tanto a Smart TV quando a Android TV possuem sistemas inteligentes, que permitem você navegar e consumir diversos tipos de conteúdo em sua tela, de maneira online.

A principal diferença entre esses tipos de TV é que uma possui o sistema da Google, o Android TV. Enquanto algumas Smart TVs possuem sistemas variados. Exemplo disso, a LG tem o sistema WebOS, já as televisões da marca da maçã tem em seu sistema operacional a Apple TV.

Fique por dentro: Assistir Premiere grátis: confira as maneiras de acompanhar os jogos

Compre uma Android TV e seja feliz

Se você deseja uma TV inteligente, que pode até ser integrada com seu celular no dia a dia, aposte neste aparelho. Inclusive você encontra no mercado opções a partir de R$ 1.800. Vale fazer uma boa pesquisa e aproveitar as promoções em diversas lojas.

Gostou desse conteúdo? Então continue por aqui navegando em nosso blog e fique bem informado sobre as novidades do mundo da tecnologia, além de conhecer mais informações dos novos planos de celulares.

O que você achou disso? Clique nas estrelas

Enviar classificação Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 40 Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Leave A Comment