Melhores projetores portáteis | Guia do TudoCelular

Os 6 Melhores Mini Projetores para Cada Pessoa em 2022

Com toda a correria que vivemos diariamente, produtos de tecnologia que oferecem mais comodidade, praticidade e portabilidade tem ganhado cada vez mais destaque. Esse é justamente o caso dos melhores mini projetores que vamos tratar nesse artigo.

E nesse artigo vamos tratar de um outro tipo de projetores. Enquanto que de um lado encontramos os melhores projetores, potentes e com foco na qualidade de imagem, na outra ponta temos os Mini Projetores ou projetores portáteis.

Como o próprio nome já diz, são mais direcionados ao público que busca praticidade e comodidade. E é sobre esses modelos portáteis e práticos que falaremos hoje.

Melhores Mini Projetores de 2022

Para Quem são os Mini Projetores? Quem Deve Usá-los?

Os mini projetores são mais recomendados para o público cuja mobilidade seja um fator decisivo na hora da compra, como professores que precisam de um equipamento desse tipo para passarem conteúdo em sala de aula ou empresários, que levem seus próprios equipamentos para realizarem apresentações de projetos em diferentes ambientes.

Em geral esses projetores são mais leves e menores, facilitando leva-los sempre junto com você e além disso costumam ter speakers inclusos e taxas de lúmens razoáveis para garantir boa qualidade de imagem em diferentes locais.

Guia de Compra: Como Escolher o Melhor Mini Projetor para Você?

Esses modelos de projetores tem muitos nomes e como uma forma de você entender de que tipo de projetores estamos falando, entre esses nomes temos projetores portáteis, pico projetores e como gostamos de chamá-los: mini projetores.

Esses modelos tem muitas e muitas semelhanças com os projetores convencionais que vemos por aí, como os tipos de display, luminosidade e brilho, contraste, resolução e demais especificações. Por conta disso, recomendamos que leia esse artigo caso queira aprender como comprar um projetor.

O foco desse artigo é principalmente explicar os diferenciais que encontramos nesses modelos e o motivo deles estarem se popularizando bastante.

Resolução

A resolução mínima que recomendamos para garantir uma boa qualidade de imagem, maior detalhamento e nitidez a imagem e reduzir os serrilhados, recomendamos resoluções acima de 720p.

Taxa de Lúmens

Como dito no nosso outro artigo, essa é a taxa que determina o “quão potente” vai ser o brilho do seu projetor, então quanto maior a quantia de lúmens, melhor vai ser a qualidade de imagem com iluminação ambiente.

O Tecmundo tem um artigo muito bacana onde explicam qual o que são os lúmens e por que essa é a unidade de medida para os projetores, recomendamos que dê uma lida nele. Você pode acessar tal artigo clicando aqui.

Uma boa taxa de lúmens para garantir qualidade de imagem nítida é no mínimo 1500 lúmens.

Bateria

Um recurso mais específico dos mini projetores é a de conter uma bateria, que quando carregada permite utilizar o aparelho longe da tomada permitindo ainda mais versatilidade ao usar tal aparelho.

Vale lembrar que alguns modelos acabam diminuindo o brilho quando estão na bateria para economizar e aumentar a vida útil dela, portanto vale a pena ver bem certinho as especificações antes de comprar o primeiro modelo que apareça na frente com bateria.

Tamanho

O tamanho garante a portabilidade do projetor e o ideal para se enquadrar na categoria dos mini projetores é que o modelo tenha um peso menor que 2 quilos e caiba em uma mochila.

Como Escolhemos os Melhores Mini Projetores

Se baseando nos mesmos critérios de seleção do nosso outro artigo de projetores, para escolher os melhores mini projetores consideramos a qualidade de imagem, taxa de lúmens, tipo de display, portabilidade e recursos extras como uma bateria embutida e uma boa distância de projeção, além de claro, bom custo benefício e disponibilidade no mercado.

Ressaltamos que para esse artigo, devido a ampla gama de mini projetores fora do Brasil, também estaremos colocando alguns projetores na Gearbest, que é uma loja que não marca presença no Brasil e portanto, alguns dos modelos postados aqui estão sujeitos a taxas adicionais e a importação, mas qualquer dúvida a respeito desse assunto é só dar uma lida nesse nosso artigo, aonde tentamos desmistificar a importação de produtos.

Ranking: Qual o Melhor Mini Projetor de 2022?

E como de praxe, para te ajudar a escolher os melhores modelos vamos dar as nossas recomendações dos melhores mini projetores para os diferentes tipos de pessoas, confira aí:

Optoma ML750ST WXGA Unic UC 68 ViewSonic M1+ LG PF50KS Blitzwolf BW-VP1 BenQ HT2050A

1. Optoma ML750ST

Melhor Mini Projetor para Sala de Aula

Projetor Optoma Ultra Compacto ML750ST WXGA 700 Lumens 20.000:1 Bivolt Brilho: 700 lúmens

700 lúmens Contraste: 20.000 : 1

20.000 : 1 Tamanho de projeção: até 100 polegadas

até 100 polegadas Resolução nativa: 1 280 x 800 (WXGA)

280 x 800 (WXGA) Conexões: HDMI, USB e micro SD

HDMI, USB e micro SD Peso: 399 g

399 g Vida Útil da Lâmpada: até 20.000 horas

Sem dúvida o Optoma ML750ST é uma ótima opção para transportar, já que ele cabe, literalmente, na palma da mão, com apenas 399 g.

Embora seja super compacto e leve, ele atende bem a exibição de apresentações em sala de aula.

Inclusive, ele é capaz de fazer projeções de até 100 polegadas em parede ou tela com boa qualidade de imagem e cores detalhadas.

Ele conta com 16,7 milhões de cores diferentes, é compatível com exibições em 4K e 3D, tem memória de 1,5 GB interna e também suporta expansão até 64 GB por cartão SD.

O modelo ainda tem controle remoto, correção automática de keystone e distorções, é bivolt e oferece boas opções de conexão, como USB e micro SD.

Assim, você não precisará necessariamente conectá-lo a um computador ou notebook para exibir seus trabalhos, basta colocar em um pendrive ou cartão de memória.

Prós Contras Compatível com exibições 3D e 4K Quantidade de lúmens é baixa Muito leve e portátil Preço elevado Tem memória interna de 1,5 GB Não tem VGA, nem conexões sem fio Tem memória expansível até 64 GB Não requer PC ou notebook para projetar

2. Betec BT920

Melhor Mini Projetor Custo Benefício

Com 50 watts de potência, o Betec BT920 oferece boas projeções, sem pesar muito no seu bolso.

Ele pode ser usado em ambientes com certa luminosidade sem perder qualidade, justamente pela sua quantidade de lúmens.

Além disso, ele conta com conexão Bluetooth, facilitando a integração com dispositivos como tablets, smartphones e notebooks.

Por ter outras opções de conexões, como HDMI, VGA, USB e até cartão SD, ele sem dúvidas é versátil,.

Afinal, pode ser conectado a diversos aparelhos ou ser usado com um simples pendrive ou cartão de memória.

Entre as funções disponíveis estão o sleep, timer, apresentações de imagens e keystone.

Ele ainda conta com dois alto-falantes integrados de 2W cada, oferecendo uma boa experiência sonora também.

Na embalagem você também encontra controle remoto, manual e guia rápido e pezinho para usar de suporte.

Prós Contras Vastas opções de conexão Para nós, não foram identificados aspectos negativos Bom custo-benefício Tem dois alto-falantes integrados Tem controle remoto Leve e fácil de usar

3. Betec BT960

Melhor Mini Projetor Portátil

Agora, se você quer fazer projeções maiores, de até 250 polegadas, o Betec BT960 é a escolha certa.

Embora seja compacto, leve e portátil, ele não perde em nada em qualidade para modelos maiores.

Afinal, conta com boa quantidade de lúmens, potência de 155 watts e recursos variados.

Entre eles: projeção LCD TFT, ajuste trapezoidal de keystone de 45°, digital e manual, angulação digital e zoom elétrico.

Ele ainda possui um alto-falante de 5W embutido e funções sleep e de apresentação de imagens.

Quer mais? Ele é compatível com Chromecast e até consoles como o PS4, já que tem pouca latência.

Então, é um projetor ideal para apresentações, conferências, treinamentos, aulas e muito mais.

Esse modelo também acompanha controle remoto, guia rápido e manual e pezinho para deixá-lo mais elevado.

Prós Contras Tem zoom elétrico Para nós, não foram identificados aspectos negativos Ajuste de keystone e angulação Tem alto-falante embutido É compatível com Chromecast e consoles gamer Tem controle remoto

4. Optoma GT5600

Melhor Mini Projetor de Curta distância

Optoma GT5600 Ultra Curto Projetor Brilho: 3.600 lúmens

3.600 lúmens Contraste: 20.000 : 1

20.000 : 1 Tamanho de projeção: até 100 polegadas

até 100 polegadas Resolução nativa: 1920 x 1080 (Full HD)

1920 x 1080 (Full HD) Conexões: HDMI, USB, PC, 3,5 mm e VGA

HDMI, USB, PC, 3,5 mm e VGA Peso: 3,9 kg

3,9 kg Vida Útil da Lâmpada: até 15.000 horas

O Optoma GT5600 pode ser usado a poucos centímetros da parede ou tela, já que possui lente ultracurta.

Com isso, você não precisa se preocupar com extensões e cabos espalhados pela sala.

Ele tem sensores que ajustam automaticamente o keystone, incluindo os quatro cantos das imagens, evitando distorções e mantendo as cores e nitidez.

Esse projetor ainda é compatível com exibições em 3D e não exige que você use um PC para transmitir imagens.

Afinal, basta utilizar um pendrive ou cabo USB ou HDMI para conectá-lo a diferentes dispositivos, como tablets e celulares.

Inclusive, ele pode ser usado para jogos de última geração, pois tem atualização rápida de 144 Hz e tem baixa latência.

Como a maioria dos modelos deste ranking, este também possui controle remoto, mas não acompanha óculos 3D, que devem ser adquiridos separadamente.

Prós Contras Ajuste automático de keystone Preço muito elevado Tem controle remoto Compatível com exibições 3D Não requer PC ou notebook para projetar Tem baixa latência, ideal pra jogos

5. LVOD versão Básica

Mini Projetor para Celular

Esse é um projetor que pode ser usado para espelhamento de smartphones com Android e iOS.

Assim como, pode ser conectado a notebooks, tablets, consoles gamer e dispositivos como Chromecast e TV Box.

O LVOD tem imagem de qualidade, por ser até 80% mais brilhante que outros mini projetores.

Inclusive, ele tem tecnologia de display LCD 4.0, com fontes de luz de LED avançadas e que garantem a nitidez e detalhes de cores e imagens.

Sua correção de keystone é manual, de 15° para mais ou menos, e ele também tem ajuste de foco, atendendo a diferentes necessidades.

Além disso, ele conta com um alto-falante de 5W integrado, oferecendo boa experiência sonora também.

Saiba que ele tem 60 W de potência e ainda conta com função de apresentação multimídia.

E, para completar, é fácil de usá-lo em qualquer espaço, pois tem somente 21 cm de comprimento.

Prós Contras Vastas conexões disponíveis Para nós, não foram identificados aspectos negativos Tem alto-falante embutido 80% mais brilhante que outros semelhantes Compacto e fácil de usar Boa duração da lâmpada

6. BenQ HT2050A

Melhor Mini Projetor para Home Cinema

Para fechar, esse é um projetor que transforma a sua experiência streaming, deixando filmes e séries muito mais divertidos.

Ele tem qualidade de imagem superior por ter 2.200 lúmens, alta taxa de contraste nativo e 96% de Rec. 709 para calibração de precisão das cores.

Além disso, conta com baixa latência e tem taxa de resposta de apenas 16 ms. Então, pode ser usado para games sem preocupação.

Inclusive, conta com modo de jogo para imagens ainda melhores e ricas em detalhes.

Um dos seus diferenciais é que ele já consegue projetar em 100 polegadas a apenas 2,5 m da parede ou tela, sendo eficiente também em curta distância.

Ele chega ao máximo de 300 polegadas, suportando os principais reprodutores de mídias e consoles gamer, incluindo Macbook.

Por fim, saiba que ele tem controle remoto, 353 watts de potência e tem projeto premiado pelo Highly Rated – Projector Central, Best Projector for the Money – CNET.

Prós Contras Boas opções de conexão Preço mais elevado Seu projeto é reconhecido com premiação internacional Não deixa claro a duração da lâmpada e nem o contraste Compatível com Macbook, consoles gamer e reprodutores de mídia Baixa latência e taxa de resposta rápida Cores nítidas, vívidas e realistas

Conclusão

Espero que esse artigo tenha sido útil e que você consiga aprender um pouco mais sobre esses aparelhos para fazer sempre a escolha certa. Qualquer dúvida ou sugestão do que quer ver aqui no blog, deixe um comentário abaixo.

Abraços e até a próxima!

Leia também!

Projetor: 5 pontos para serem analisados antes da compra

Foto: Alex Litvin/Unsplash

Se no passado os projetores ganharam fama com usos específicos voltados para empresas e universidades, hoje, estes aparelhos são mais comuns do que se pensa. Seja para assistir a um filme na Netflix, ver um vídeo no YouTube ou apresentar um trabalho, o projetor pode ser uma alternativa à boa e velha televisão.

Mas engana-se quem pensa que é fácil escolher um projetor. Assim como na escolha de qualquer televisor ou smartphone, é preciso muita pesquisa e entendimento das necessidades do usuário para encontrar um aparelho que realmente se encaixe no dia a dia — e no bolso — do indivíduo.

Abaixo seguem alguns dos principais pontos que devem ser considerados antes da escolha de um projetor.

Taxa de lúmens

Assim como a potência de som é medida em Watts, a potência luminosa do projetor é medida em lúmens. E são eles quem vão definir a qualidade da imagem projetada.

Para isso, é importante saber em qual ambiente o aparelho será usado. Salas pequenas e escuras são perfeitas para projetores de 500 a 1.000 lúmens. Para cômodos maiores, com baixa exposição à luz, é preferível aparelhos com cerca de 2.000 a 4.000 lúmens.

Mas se a necessidade for de uso para ambiente externo, a melhor opção será de um projetor com, no mínimo, 4.000 lúmens, já que a luminosidade do local vai demandar uma “potência extra” do dispositivo.

Independentemente do aparelho escolhido, é sempre bom lembrar que quanto menor a taxa de luminosidade, melhor será a qualidade da imagem. Não é à toa que as salas de cinema são totalmente escuras, não é mesmo?

Taxa de contraste

A taxa de contraste é uma característica que atua diretamente com a taxa de lúmens. Ela é responsável por indicar a diferença entre tons claros e tons escuros nas imagens.

Se o contraste de um projetor indicar 10.000:1, por exemplo, significa que o branco mais brilhante é dez mil vezes mais brilhante que o preto mais escuro. Na prática, quanto maior a taxa de contraste, mais nítidas serão as cores. Simples assim.

Resoluções e som

Outro ponto que não poderia ficar de fora são as resoluções, é claro. Novamente, será preciso verificar como o projetor será usado. Se a funcionalidade for para apresentações da empresa, aparelhos com resolução de 1024 x 768 pixels devem dar conta do recado.

Mas caso o intuito seja para entretenimento, como reprodução de jogos ou um “cineminha” na sala, vale investir em um dispositivo com resoluções Full HD (1920 x 1200 pixels) ou 4K (3840 x 2160 pixels).

As resoluções não interferem na dimensão de polegadas das imagens. Um aparelho de 720p pode muito bem projetar uma imagem de 200 polegadas. Mas a lógica é simples: quanto maior a resolução, menos distorções serão vistas em imagens de larga escala.

Não menos importante, vale ficar atento se o projetor possui alto-falante embutido. Em caso negativo, caixinhas de som simples ou uma soundbar devem entrar no orçamento.

Projetor ou compartilhamento de tela?

Fique atento para não acabar comprando um aparelho diferente do desejado. Alguns projetores apenas compartilham a tela de dispositivos móveis como smartphones ou tablets. Por isso, vale pesquisar se o modelo apenas espelha a imagem ou pode ser usado sem a necessidade de outros dispositivos.

Conexões

Por último, mas não menos importante, vale ficar atento às conexões do projetor. Isso significa verificar as entradas do aparelho (VGA ou HDMI), bem como conexões Bluetooth ou Wi-Fi.

É claro que será muito mais prático comprar um modelo com tudo incluso, mas isso também resultará em versões mais caras. Felizmente, existe solução para tudo.

Caso o dispositivo só tenha entradas VGA, pode-se utilizar um adaptador HDMI para compartilhamento de tela de notebooks ou PCs, por exemplo.

E se o mesmo tiver USB, o usuário poderá conectar adaptadores Bluetooth ou mesmo acessórios como Chromecast ou Fire TV Stick, facilitando conexões de alto-falantes, bem como acessos à internet ou a aplicativos como Netflix e Amazon Prime.

Melhores projetores portáteis | Guia do TudoCelular

Já publicamos aqui no alguns guias de compras voltados para quem deseja adquirir uma Smart TV nova, mas nem todo mundo quer uma tela fixa para colocar na parede. Pensando nisso, preparamos agora um guia focado em projetores portáteis, buscando assim ajudar quem quer levar seus filmes e séries para onde estiver, além de ser também muito útil em apresentações, sejam elas para trabalho ou estudos. Vale notar que incluímos apenas aqueles vendidos em grandes varejistas nacionais, então se você sentir falta de algum modelo que ainda não foi anunciado em solo brasileiro ou que pertence a companhias que não atuam por aqui, já sabe o motivo.

Unic UC40+

Começamos com um modelo simples, que tem resolução nativa de 800 x 480 pixels e suporta arquivos em até Full HD, sendo capaz de projetar imagens de 130 polegadas a uma distância de 3,8 metros. Seu brilho é de 800 lúmens, sendo suficiente para prover uma imagem razoavelmente nítida mesmo em locais com alguma luminosidade.

Lâmpada LED: 20.000 horas de vida útil

Resolução: 800 x 480 pixels, com suporte para Full HD

Contraste: 800:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 130 polegadas

Distância de projeção: de 1 a 3,8 metros

Brilho: 800 Lumens

Auto-falantes: 2 de 2W

Porta P2 para saída de som

Entradas: AV, 2x USB, cartão SD, VGA, HDMI

Correção de distorção : ajuste Keystone 15º

Peso: 1 kg

Dimensões: 20 x 15 x 6,7 cm

Betec BT830

Seguimos para um modelo bem mais robusto da fabricante brasileira Betec, que conta com ótima iluminação de 1600 lúmens, bom contraste e várias opções de conexão para que você assista seus vídeos da maneira mais prática possível. Temos ainda suporte a arquivos em HD ou Full HD e um corpo relativamente compacto, ainda que não tão leve.

Lâmpada LED: 50.000 horas de vida útil

Resolução: 800 x 480 pixels, com suporte para HD ou Full HD

Contraste: 1500:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 130 polegadas

Brilho: 1600 Lumens

Auto-falante

Porta P2 para saída de som

Entradas: HDMI, VGA, A/V (RCA) e USB

Correção de distorção : ajuste Keystone 15º

Peso: 1,2 kg

Dimensões: 21 x 15 x 9 cm

LG Minibeam PV150G

Seguindo para um modelo simples da LG, temos uma das opções mais compactas e leves da lista, sendo bastante indicada para quem quer o máximo em mobilidade e não se importa de ter que controlar a luz ambiente para ter uma visibilidade bacana. Vale notar ainda que temos uma resolução nativa um pouco maior, o que já faz alguma diferença nas imagens de até 100 polegadas.

Lâmpada LED: 30.000 horas de vida útil

Resolução: 854 x 480 pixels

Contraste: 100.000:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 100 polegadas

Brilho: 100 Lumens

Porta P2 para saída de som

Entradas: USB, HDMI

Peso: 270 g

Dimensões: 4,3 x 10,8 x 10,3 cm

Acer Travel C120

A Acer também investe no nicho de projetores portáteis, contando com uma opção bacana que promete se sair bem mesmo em locais com uma iluminação um pouco mais forte. Ele suporta arquivos em HD e tem entrada USB para que você coloque seus filmes e séries.

Lâmpada LED: 20.000 horas de vida útil

Resolução: 854 x 480 pixels, com suporte para 1280 x 800 pixels

Contraste: 1000:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 100 polegadas

Brilho: 100 Lumens

Entradas: USB

Peso: 970 g

Dimensões: 10,8 x 14,3 x 17,9 cm

Philips PicoPix Pocket PPX2055

Este modelo da Philips se destaca pela boa vida útil de sua lâmpada de LED, mas infelizmente é a opção com menor brilho da lista, o que pode desapontar quem conta com uma sala um pouco mais iluminada e gostaria de ter um cinema em casa.

Lâmpada LED: 30.000 horas de vida útil

Resolução: 854 x 480 pixels, com suporte para HD

Contraste: 1000:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 120 polegadas

Brilho: 55 Lumens

Entradas: USB

Peso: 115 g

Dimensões: 7,2 x 7,2 x 2,7 cm

ASUS S1

A opção oferecida pela Asus possui bom alto-falante interno de 2W de potência, sendo extremamente compacta mas sem deixar a desejar para modelos maiores em termos de brilho e resolução da projeção, o que a torna um modelo a ser considerado por quem deseja mobilidade mas não abre mão da qualidade.

Lâmpada LED: 30.000 horas de vida útil

Resolução: 854 x 480 pixels

Contraste: 1000:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 100 polegadas

Brilho: 200 Lumens

Auto-falante de 2W

Porta P2 para saída de som

Entradas: USB, HDMI

Peso: 342 g

Dimensões: 11 x 3 x 10,2 cm

LG Minibeam PW1500G

Seguindo para uma opção mais robusta da LG, mas também maior, temos o modelo com ótimo brilho de 1.500 lúmens, contraste satisfatório para uma experiência confortável de visualização, dois alto-falantes de 3W cada e várias opções de conexão para que você possa ver seus vídeos onde estiver.

Lâmpada LED: 30.000 horas de vida útil

Resolução: 1280 x 800 pixels

Contraste: 100.000:1

Proporção : 16:9, 4:3

Tamanho: até 100 polegadas

Brilho: 1500 Lumens

Auto-falantes: 2 de 3W

Porta P2 para saída de som

Entradas: USB, HDMI, RGB

Peso: 1,1 kg

Dimensões: 23 x 16,2 x 5,3 cm

LG Minibeam PW800G

Fechamos nossa lista com um modelo que parece ser inferior ao anterior, mas que apresenta um equilíbrio entre boas imagens e corpo compacto, sendo consideravelmente menor e mais leve que a versão acima. Ainda assim, ele mantém a boa resolução e contraste, tendo sua queda principal no brilho, mas ainda ficando bem acima da média para a categoria.

Leave A Comment